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Estágios.

Estágio Curricular Anos Iniciais.Slides mostra anos iniciais
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ESTAGIÁRIA: Fátima Simone do Amaral Duarte














ESCOLA: C. E. Paraná
TURMA: 403        SÉRIE: 4ª         DURAÇÃO: 100 hs.
MUNICÍPIO: Porto Alegre
SUPERVISORA ACADÊMICA: Elisangela Ribas

PROJETO DE TRABALHO

Título do Projeto: Verificando o presente e projetando o futuro.

I JUSTIFICATIVA

         De acordo com uma concepção que favoreça a construção de conhecimentos, pretende-se abordar com a turma o conhecimento de fatos atuais ligados ao meio ambiente, sociedade, família, valores pessoais e fatos atuais, para que partindo desses conceitos possam fazer uma avaliação momentânea do que esperam do futuro.
         Essa proposta esta relacionada ao Projeto Político Pedagógico da escola.

 Queremos um homem preparado para enfrentar as adversidades que a vida apresenta, homens que sejam capazes de formular julgamentos críticos, que sejam capazes de escolher seus próprios caminhos. Homens que não se deixem assumir por valores padronizados pela realidade social, mas que sejam capazes de manipular seus dados, avaliá-los, reclassificá-los, enfim, homens comprometidos, conscientes de seu papel de cidadão. Capazes de criar e recriar uma sociedade mais humana. (PROJETO POLITICO PEDAGOGICO, C. E. PARANA, 2006)

         Vivemos uma época de liberdade de expressão no nosso país, após um período longo em que não podíamos verbalizar o pensamento, por medo de repressão, e que todo tipo de injustiça foi feito, pode-se dizer que estamos vivendo em um paraíso. O que não podemos esquecer é a nossa responsabilidade em tudo isso, essa liberdade não pode nem deve cair no vazio, é preciso que exista consistência e consciência crítica na nossa forma de ver a vida e os problemas do nosso tempo, de nada adianta podermos fazer as escolhas se não soubermos o que queremos escolher.
         As disciplinas e os conteúdos pertencentes ao currículo de 4ª série farão parte dos seus estudos atuais, considerando que adquirimos esses conhecimentos para serem usados e nos servirem no futuro, e estudamos história para que conhecendo o passado possamos entender o presente e planejar ou prever o futuro.

 Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente.Posso saber pedagogia, biologia como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar. Sou gente. Sei que ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda não sei como posso saber melhor o que já sei. E saberei tão melhor e mais autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia em respeito à dos outros. (FREIRE, 1996 p.94)

           Essa fala de Paulo Freire me conduz a reflexões do meu fazer, trago ela aqui para justificar justamente isso, quero que os meus alunos também reflitam sobre o seu próprio fazer, em qualquer área de conhecimento em que estiverem, quero passar a eles o compromisso e a responsabilidade pelas suas próprias atitudes dentro de um contexto.                                      
         Com uma abordagem crítica e reflexiva quero que façam suas escolhas baseadas em seus conceitos de valores de mundo e vivências, respeitando as diferenças e o próximo, acolhendo nessa trajetória aqueles que ainda não têm maturidade suficiente para fazer suas escolhas.

II OBJETIVOS

           Geral

·        Favorecer a formação de conceitos e valores através de uma abordagem crítica e reflexiva, questionando a realidade, selecionando procedimentos e valorizando a troca interpessoal.

           Específicos

·        Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto: saber atribuir significado, começando a identificar elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções do autor;
  • Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolva contagens e códigos numéricos;
  • Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
  • Caracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena, que vive ou viveu na região, distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas;
  • Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
  • Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.
III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa:

- Conteúdos conceituais;
  • Análise da qualidade da produção oral e escrita, alheia e própria (com ajuda), considerando: presença/ausência de elementos necessários à compreensão de quem ouve;
- Conteúdos procedimentais;
  • Utilização, com ajuda, de dicionário e outras fontes escritas impressas para resolver dúvidas ortográficas;
- Conteúdos atitudinais;
  • Preocupação com a qualidade das produções escritas próprias, tanto no que se refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica;
Matemática:

- Conteúdos conceituais;
  • Análise, interpretação, resolução e formulação de situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações, em especial da adição e da subtração;
- Conteúdos procedimentais;
  • Construir os fatos básicos das operações (cálculos com dois termos, ambos menores do que dez), constituindo um repertório que dá suporte ao cálculo mental e escrito;
- Conteúdos atitudinais;
  • Confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações-problema;
Ciências Naturais

- Conteúdos conceituais;
  • Comparação do corpo e de alguns comportamentos de homens e mulheres nas diferentes fases de vida — ao nascer, na infância, na juventude, na idade adulta e na velhice — para compreender algumas transformações, valorizar e respeitar as diferenças individuais;
- Conteúdos procedimentais;
  • Elaboração de perguntas e suposições acerca das características das diferentes fases da vida e dos hábitos de alimentação e de higiene para a manutenção da saúde, em cada uma delas;
- Conteúdos atitudinais;
  • Comparação de diferentes ambientes naturais e construídos, investigando características comuns e diferentes, para verificar que todos os ambientes apresentam seres vivos, água, luz, calor, solo e outros componentes e fatos que se apresentam de modo distinto em cada ambiente;
História e Geografia

- Conteúdos conceituais;
  • Comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico;
- Conteúdos procedimentais;
  • Formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados;
- Conteúdos atitudinais;
  • Troca de informações sobre os objetos de estudo;
Artes

- Conteúdos conceituais;
  • Conhecimento de arte como expressão e comunicação entre os indivíduos;
- Conteúdos procedimentais;
  • Construção de elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação de arte;
- Conteúdos atitudinais;
  • Respeitar a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos;
Educação Física

- Conteúdos conceituais;
  • Explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares;
- Conteúdos procedimentais;
  • Utilização de habilidades em situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
- Conteúdos atitudinais;
  • Resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor.
IV METODOLOGIA

        Num primeiro momento vamos pedir à turma que cada um traga uma caixa de papelão para sala de aula, vamos forrar e decorar essa caixa, durante alguma aulas vamos manter suspense sobre o que será guardado nas caixas, após assistir De volta para o futuro I, será lançado o desafio em que cada um deverá colocar na sua caixa algo que ele queira que seja encontrado daqui a cem anos, como se fosse uma cápsula do tempo, terão até o final do projeto (estágio) para decidir, todo dia vamos abrir um espaço no início da aula para aqueles que já decidiram poderem expor suas idéias aos colegas e justificar a escolha.
Na segunda semana do projeto após trabalhar um texto que fale sobre valores morais, vamos fazer o plantio de sementes, mas como simbologia vamos plantar nossos valores, a partir dessa atividade vamos elaborar um texto sobre quais queremos que germine na nossa consciência e no nosso coração, o texto passado a limpo e o vaso com as sementes germinadas, serão oferecidos as nossas mães como presente de dia das mães.
Vou propor a leitura do livro A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga em sala, vou ler um capítulo por aula, sempre na aula de português para discutirmos e conversarmos sobre ele, mas o principal objetivo será acompanhar uma narrativa incentivando dessa forma o gosto pela leitura.
Nas aulas de história e geografia daremos continuidade ao planejamento que é estudar o Rio Grande do Sul, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre os Sete Povos das Missões, construindo maquetes e fazendo pesquisas, vamos estudar também limites, hidrografia e clima.
Ao trabalhar pesquisa, vamos usar recortes de jornais e revistas, entrevistas, observação do dia-a-dia, visita a biblioteca, entre outros.
De acordo com a observação feita com a turma e o diálogo com a professora de classe, decidimos que nesse período será dada continuidade aos reforços dos conteúdos de matemática e português, levando em conta que a turma já atingiu todo o planejamento do trimestre.

V SITUAÇÕES DIDATICAS

  • Utilização de variados materiais impressos de leitura, que sirvam como referência e fonte de informação ao processo de aprendizagem da linguagem oral e escrita;
  • Oportunidade de expor suas hipóteses sobre os números e as escritas numéricas, pois essas hipóteses constituem subsídios para a organização de atividades;
  • Correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc. durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
  • Utilização de mapas, gráficos e outros para o estudo de geografia;
  • Filmes e músicas com conteúdo interligado ao que estiverem vendo em aula.
VI AVALIAÇÃO

Durante todo o projeto, vou avaliar nas falas e nas produções das crianças, se elas conseguiram obter informações corretas e suficientes, também vou observar as alterações dos textos, o resultado da produção em dupla e os aspectos modificados na produção individual. Nas revisões os estudantes devem ter usado elementos dos textos de referência para agregar qualidade às novas produções. É essencial que consigam se colocar no lugar de um leitor e avaliar se comunicou o que pretendiam.
Vou analisar a participação da classe durante as atividades de levantamento de hipóteses, devem saber ler legendas, identificar elementos do mapa e relacionar informações, também vou considerar a fluência e a compreensão do texto.
Para verificar se aprenderam, vou propor situações problemas que exijam o uso dos cálculos que realizaram durante o projeto.
Na prática de educação física será avaliada principalmente a participação e a disciplina, Na hora da competição, vou analisar como vencem os obstáculos e quais dificuldades encontram.

VII REFERÊNCIAS
_______________PCNs, Ministério da educação,                  Brasília, 1998



_______________Projeto Político Pedagógico do C. E. Paraná, Porto Alegre, 2006

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. São Paulo, 1996.





Estágio Curricular EJA.




ESTAGIÁRIAS: Fátima Simone do Amaral Duarte, Flávia Almeida, Gabriela Maciel da Silva, Vanessa Trindade.
ESCOLA: Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira
FOCO: Gestão Escolar
DURAÇÃO: 60 h (no total são 100horas: 20h de observação, 60h de prática e 20h de supervisão acadêmica)
MUNICÍPIO: Porto Alegre
SUPERVISORA ACADÊMICA: Antonieta Mariante.


PROJETO DE TRABALHO



Título do Projeto: Memórias da EJA.


I JUSTIFICATIVA


         A partir da coleta de dados realizada no período de observação, juntamente com um breve diálogo com a supervisora, foi possível perceber que o grupo de alunos  da EJA possui uma baixa auto-estima. O fato de alguns alunos já terem uma certa idade é constrangedor para eles; Assim, entrar numa sala de aula onde há um grande choque de idades leva, muitas vezes, os alunos a evadirem. Essa evasão ocorre, também, devido a falta de valorização de alguns membros do corpo docente ao proporcionarem atividades que não atribuem significados aos saberes e vivências desses estudantes.
         Sendo assim, pensamos num Projeto que possibilite o resgate “das memórias” dos alunos, o que lhes permitirá reviver e passar para o grande grupo suas experiências, que, acredita-se, são fundamentais para a construção da auto-estima.
        E também, o Projeto visa oportunizar novas perspectivas para os educandos, tanto no sentido de satisfação da necessidade pessoal, bem como no aprendizado da leitura e escrita para atender a demanda de uma sociedade letrada e garantir a própria sobrevivência, quanto para abrir, gradativamente, a perspectiva de cidadão, num sentido social, mais amplo, ao transformar sua necessidade pessoal numa atividade de participação crítica da vida em sociedade.


II OBJETIVOS


2.1Geral

-         Proporcionar aos educando uma refletir sobre sua história de vida, favorecendo a construção da sua auto-estima na busca de formação e aperfeiçoamento.

-         2.2 Específicos

-         Identificar a auto-imagem, dentro do ambiente escolar.
-         Refletir sobre a sua história de vida.
-         Interessar-se pela leitura e escrita
-         Conhecer a trajetória de vida de outros grupos através de filmes e palestras.
-         Identificar-se como o aluno da EJA e, por isso, como parte do corpo discente da Escola.


III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


3.1 Conteúdos conceituais:

-         Perfil dos educandos.
-         Memórias dos estudantes.
-         Escrita.

3.2 Conteúdos procedimentais:

-         Produção de texto.
-         Elaboração de um livro coletivo.
-         Construção de brinquedos.

3.3 Conteúdos atitudinais:

-         Valorização da importância de sua história e também a dos colegas na construção do livro/perfil.
-         Apreciação dos relatos apresentados em palestras.
-         Motivação/ participação na execução do Projeto.


IV METODOLOGIA


         No desenvolvimento do Projeto  estão previstos os seguintes procedimentos:
-         Elaboração de cronograma de trabalho pelas estagiárias, para ser apresentado à supervisão escolar.
-         Convite em 8 turmas da Escola para que os alunos participem de forma voluntária da construção de um livro sobre as suas memórias.
-         - Cada aluno que desejar participar, poderá fazer também um auto-retrato com materiais que   serão disponibilizados e que será usado num painel de exposição na Escola e na ilustração do livro.
-         Será disponibilizada uma caixa de sugestões que permanecerá no saguão da Escola, com o objetivo de receber idéias dos alunos, dos professores e funcionários para o título do livro;
-         Realização da escrita da sua história de vida em sala de aula ou na biblioteca ou no saguão da Escola, local onde tem mesas e cadeiras à disposição.  Para os alunos não alfabetizados, será oferecido nosso auxilio na hora da escrita.
-         Exibição de um filme relacionado às histórias de vida e, após, debate sobre o assunto abordado no filme e construção de um texto a partir das discussões feitas no grande grupo.
-         Palestra com um ex-aluno da EJA com enfoque na motivação e objetivos de vida.
-         Construção de brinquedos da infância com sucata.
-         O fechamento do Projeto será realizado através de uma confraternização dos alunos que participaram do mesmo e da equipe escolar, com a apresentação de um vídeo, que mostrará fotos e depoimentos do desenvolver da prática. Também nesse espaço haverá a entrega do livro e momento de autógrafos pelos alunos, e um lanche coletivo disponibilizados pelas estagiárias.


V AVALIAÇÃO


        A avaliação acontecerá ao longo da execução do Projeto, a partir de observações, durante a realização das atividades propostas para os alunos, verificando se os objetivos propostos estão sendo alcançados.


VII REFERÊNCIAS


------------------ NOVA ESCOLA. São Paulo: Ed.Abril, - mensal 






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