Estágio Curricular Anos Iniciais.Slides mostra anos iniciais
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ESTAGIÁRIA: Fátima Simone do Amaral Duarte
ESCOLA: C. E. Paraná
TURMA: 403
SÉRIE: 4ª DURAÇÃO: 100
hs.
MUNICÍPIO: Porto Alegre
SUPERVISORA ACADÊMICA: Elisangela Ribas
PROJETO DE TRABALHO
Título
do Projeto: Verificando o presente e projetando o futuro.
I JUSTIFICATIVA
De acordo com uma concepção que favoreça a construção de
conhecimentos, pretende-se abordar com a turma o conhecimento de fatos atuais
ligados ao meio ambiente, sociedade, família, valores pessoais e fatos atuais,
para que partindo desses conceitos possam fazer uma avaliação momentânea do que
esperam do futuro.
Essa proposta esta relacionada ao Projeto Político
Pedagógico da escola.
Queremos um homem preparado
para enfrentar as adversidades que a vida apresenta, homens que sejam capazes
de formular julgamentos críticos, que sejam capazes de escolher seus próprios
caminhos. Homens que não se deixem assumir por valores padronizados pela
realidade social, mas que sejam capazes de manipular seus dados, avaliá-los,
reclassificá-los, enfim, homens comprometidos, conscientes de seu papel de
cidadão. Capazes de criar e recriar uma sociedade mais humana. (PROJETO
POLITICO PEDAGOGICO, C. E. PARANA, 2006)
Vivemos uma época de liberdade de expressão no nosso país,
após um período longo em que não podíamos verbalizar o pensamento, por medo de
repressão, e que todo tipo de injustiça foi feito, pode-se dizer que estamos
vivendo em um paraíso. O que não podemos esquecer é a nossa responsabilidade em
tudo isso, essa liberdade não pode nem deve cair no vazio, é preciso que exista
consistência e consciência crítica na nossa forma de ver a vida e os problemas
do nosso tempo, de nada adianta podermos fazer as escolhas se não soubermos o
que queremos escolher.
As disciplinas e os conteúdos pertencentes ao currículo de
4ª série farão parte dos seus estudos atuais, considerando que adquirimos esses
conhecimentos para serem usados e nos servirem no futuro, e estudamos história
para que conhecendo o passado possamos entender o presente e planejar ou prever
o futuro.
Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente.Posso saber
pedagogia, biologia como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar.
Sou gente. Sei que ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que
ainda não sei como posso saber melhor o que já sei. E saberei tão melhor e mais
autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia em respeito à
dos outros. (FREIRE, 1996 p.94)
Essa fala de Paulo Freire me conduz a reflexões do meu
fazer, trago ela aqui para justificar justamente isso, quero que os meus alunos
também reflitam sobre o seu próprio fazer, em qualquer área de conhecimento em
que estiverem, quero passar a eles o compromisso e a responsabilidade pelas
suas próprias atitudes dentro de um contexto.
Com uma abordagem crítica e reflexiva quero que façam suas
escolhas baseadas em seus conceitos de valores de mundo e vivências,
respeitando as diferenças e o próximo, acolhendo nessa trajetória aqueles que
ainda não têm maturidade suficiente para fazer suas escolhas.
II OBJETIVOS
Geral
·
Favorecer a formação de
conceitos e valores através de uma abordagem crítica e reflexiva, questionando
a realidade, selecionando procedimentos e valorizando a troca interpessoal.
Específicos
·
Compreender o sentido
nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto: saber
atribuir significado, começando a identificar elementos possivelmente
relevantes segundo os propósitos e intenções do autor;
- Construir
o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no
contexto social, explorando situações-problema que envolva contagens e
códigos numéricos;
- Formular
questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos,
procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
- Caracterizar
o modo de vida de uma coletividade indígena, que vive ou viveu na região,
distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e
religiosas;
- Expressar
e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou
coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade
e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
- Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.
III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Língua Portuguesa:
- Conteúdos conceituais;
- Análise da qualidade da produção oral e
escrita, alheia e própria (com ajuda), considerando: presença/ausência de
elementos necessários à compreensão de quem ouve;
- Conteúdos procedimentais;
- Utilização, com ajuda, de dicionário e outras
fontes escritas impressas para resolver dúvidas ortográficas;
- Conteúdos atitudinais;
- Preocupação com a qualidade das produções escritas próprias, tanto no que se refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica;
Matemática:
- Conteúdos conceituais;
- Análise, interpretação, resolução e formulação
de situações-problema, compreendendo alguns dos significados das
operações, em especial da adição e da subtração;
- Conteúdos procedimentais;
- Construir os fatos básicos das operações
(cálculos com dois termos, ambos menores do que dez), constituindo um
repertório que dá suporte ao cálculo mental e escrito;
- Conteúdos atitudinais;
- Confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações-problema;
Ciências Naturais
- Conteúdos conceituais;
- Comparação do corpo e de alguns comportamentos
de homens e mulheres nas diferentes fases de vida — ao nascer, na
infância, na juventude, na idade adulta e na velhice — para compreender
algumas transformações, valorizar e respeitar as diferenças individuais;
- Conteúdos procedimentais;
- Elaboração de perguntas e suposições acerca das
características das diferentes fases da vida e dos hábitos de alimentação
e de higiene para a manutenção da saúde, em cada uma delas;
- Conteúdos atitudinais;
- Comparação de diferentes ambientes naturais e construídos, investigando características comuns e diferentes, para verificar que todos os ambientes apresentam seres vivos, água, luz, calor, solo e outros componentes e fatos que se apresentam de modo distinto em cada ambiente;
História e Geografia
- Conteúdos conceituais;
- Comparação de informações e perspectivas
diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico;
- Conteúdos procedimentais;
- Formulação de hipóteses e questões a respeito
dos temas estudados;
- Conteúdos atitudinais;
- Troca de informações sobre os objetos de estudo;
Artes
- Conteúdos conceituais;
- Conhecimento de arte como expressão e
comunicação entre os indivíduos;
- Conteúdos procedimentais;
- Construção de elementos básicos das formas
artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e
procedimentos na criação de arte;
- Conteúdos atitudinais;
- Respeitar a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos;
Educação Física
- Conteúdos conceituais;
- Explicação e demonstração de brincadeiras
aprendidas em contextos extra-escolares;
- Conteúdos procedimentais;
- Utilização de habilidades em situações de jogo
e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
- Conteúdos atitudinais;
- Resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor.
IV METODOLOGIA
Num primeiro momento vamos
pedir à turma que cada um traga uma caixa de papelão para sala de aula, vamos
forrar e decorar essa caixa, durante alguma aulas vamos manter suspense sobre o
que será guardado nas caixas, após assistir De volta para o futuro I, será
lançado o desafio em que cada um deverá colocar na sua caixa algo que ele
queira que seja encontrado daqui a cem anos, como se fosse uma cápsula do
tempo, terão até o final do projeto (estágio) para decidir, todo dia vamos
abrir um espaço no início da aula para aqueles que já decidiram poderem expor
suas idéias aos colegas e justificar a escolha.
Na
segunda semana do projeto após trabalhar um texto que fale sobre valores
morais, vamos fazer o plantio de sementes, mas como simbologia vamos plantar
nossos valores, a partir dessa atividade vamos elaborar um texto sobre quais
queremos que germine na nossa consciência e no nosso coração, o texto passado a
limpo e o vaso com as sementes germinadas, serão oferecidos as nossas mães como
presente de dia das mães.
Vou
propor a leitura do livro A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga em sala, vou ler um
capítulo por aula, sempre na aula de português para discutirmos e conversarmos
sobre ele, mas o principal objetivo será acompanhar uma narrativa incentivando
dessa forma o gosto pela leitura.
Nas
aulas de história e geografia daremos continuidade ao planejamento que é
estudar o Rio Grande do Sul, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre os Sete
Povos das Missões, construindo maquetes e fazendo pesquisas, vamos estudar
também limites, hidrografia e clima.
Ao
trabalhar pesquisa, vamos usar recortes de jornais e revistas, entrevistas,
observação do dia-a-dia, visita a biblioteca, entre outros.
De
acordo com a observação feita com a turma e o diálogo com a professora de
classe, decidimos que nesse período será dada continuidade aos reforços dos
conteúdos de matemática e português, levando em conta que a turma já atingiu
todo o planejamento do trimestre.
V SITUAÇÕES DIDATICAS
- Utilização de variados materiais impressos de
leitura, que sirvam como referência e fonte de informação ao processo de
aprendizagem da linguagem oral e escrita;
- Oportunidade de expor suas hipóteses sobre os
números e as escritas numéricas, pois essas hipóteses constituem subsídios
para a organização de atividades;
- Correr, saltar, arremessar, rolar, bater,
rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc. durante os jogos, lutas,
brincadeiras e danças;
- Utilização de mapas, gráficos e outros para o
estudo de geografia;
- Filmes e músicas com conteúdo interligado ao que estiverem vendo em aula.
VI AVALIAÇÃO
Durante todo o
projeto, vou avaliar nas falas e nas produções das crianças, se elas
conseguiram obter informações corretas e suficientes, também vou observar as
alterações dos textos, o resultado da produção em dupla e os aspectos
modificados na produção individual. Nas revisões os estudantes devem ter usado
elementos dos textos de referência para agregar qualidade às novas produções. É
essencial que consigam se colocar no lugar de um leitor e avaliar se comunicou
o que pretendiam.
Vou analisar a
participação da classe durante as atividades de levantamento de hipóteses,
devem saber ler legendas, identificar elementos do mapa e relacionar
informações, também vou considerar a fluência e a compreensão do texto.
Para verificar
se aprenderam, vou propor situações problemas que exijam o uso dos cálculos que
realizaram durante o projeto.
Na prática de
educação física será avaliada principalmente a participação e a disciplina, Na
hora da competição, vou analisar como vencem os obstáculos e quais dificuldades
encontram.
VII REFERÊNCIAS
_______________PCNs, Ministério da educação, Brasília, 1998
_______________Projeto Político Pedagógico do C. E. Paraná, Porto Alegre, 2006
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. São Paulo, 1996.
Estágio Curricular EJA.
ESTAGIÁRIAS: Fátima Simone do Amaral Duarte, Flávia Almeida, Gabriela
Maciel da Silva, Vanessa Trindade.
ESCOLA: Escola
Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira
FOCO: Gestão Escolar
DURAÇÃO: 60 h (no total são 100horas: 20h de observação, 60h de prática e 20h
de supervisão acadêmica)
MUNICÍPIO: Porto Alegre
SUPERVISORA ACADÊMICA: Antonieta Mariante.
PROJETO DE TRABALHO
Título do Projeto: Memórias da
EJA.
I JUSTIFICATIVA
A partir da coleta de dados realizada no período de
observação, juntamente com um breve diálogo com a supervisora, foi possível
perceber que o grupo de alunos da EJA
possui uma baixa auto-estima. O fato de alguns alunos já terem uma certa idade
é constrangedor para eles; Assim, entrar numa sala de aula onde há um grande
choque de idades leva, muitas vezes, os alunos a evadirem. Essa evasão ocorre,
também, devido a falta de valorização de alguns membros do corpo docente ao
proporcionarem atividades que não atribuem significados aos saberes e vivências
desses estudantes.
Sendo assim, pensamos num Projeto que possibilite o
resgate “das memórias” dos alunos, o que lhes permitirá reviver e passar para o
grande grupo suas experiências, que, acredita-se, são fundamentais para a construção
da auto-estima.
E também, o Projeto visa oportunizar novas perspectivas
para os educandos, tanto no sentido de satisfação da necessidade pessoal, bem
como no aprendizado da leitura e escrita para atender a demanda de uma
sociedade letrada e garantir a própria sobrevivência, quanto para abrir,
gradativamente, a perspectiva de cidadão, num sentido social, mais amplo, ao
transformar sua necessidade pessoal numa atividade de participação crítica da
vida em sociedade.
II OBJETIVOS
2.1Geral
-
Proporcionar aos educando uma
refletir sobre sua história de vida, favorecendo a construção da sua
auto-estima na busca de formação e aperfeiçoamento.
-
2.2 Específicos
-
Identificar a auto-imagem, dentro do ambiente escolar.
-
Refletir sobre a sua história de vida.
-
Interessar-se pela leitura e escrita
-
Conhecer a trajetória de vida de outros grupos através de
filmes e palestras.
-
Identificar-se como o aluno da EJA e, por isso, como parte
do corpo discente da Escola.
III
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
3.1 Conteúdos conceituais:
-
Perfil dos educandos.
-
Memórias dos estudantes.
-
Escrita.
3.2 Conteúdos procedimentais:
-
Produção de texto.
-
Elaboração de um livro coletivo.
-
Construção de brinquedos.
3.3 Conteúdos atitudinais:
-
Valorização da importância de sua história e também a dos
colegas na construção do livro/perfil.
-
Apreciação dos relatos apresentados em palestras.
-
Motivação/ participação na execução do Projeto.
IV
METODOLOGIA
No desenvolvimento do Projeto estão previstos os seguintes procedimentos:
-
Elaboração de cronograma de trabalho pelas estagiárias, para
ser apresentado à supervisão escolar.
-
Convite em 8 turmas da Escola para que os alunos participem
de forma voluntária da construção de um livro sobre as suas memórias.
-
- Cada aluno que desejar participar, poderá fazer também um
auto-retrato com materiais que serão
disponibilizados e que será usado num painel de exposição na Escola e na
ilustração do livro.
-
Será disponibilizada uma caixa de sugestões que permanecerá
no saguão da Escola, com o objetivo de receber idéias dos alunos, dos
professores e funcionários para o título do livro;
-
Realização da escrita da sua história de vida em sala de
aula ou na biblioteca ou no saguão da Escola, local onde tem mesas e cadeiras à
disposição. Para os alunos não
alfabetizados, será oferecido nosso auxilio na hora da escrita.
-
Exibição de um filme relacionado às histórias de vida e,
após, debate sobre o assunto abordado no filme e construção de um texto a
partir das discussões feitas no grande grupo.
-
Palestra com um ex-aluno da EJA com enfoque na motivação e
objetivos de vida.
-
Construção de brinquedos da infância com sucata.
-
O fechamento do Projeto será realizado através de uma
confraternização dos alunos que participaram do mesmo e da equipe escolar, com
a apresentação de um vídeo, que mostrará fotos e depoimentos do desenvolver da
prática. Também nesse espaço haverá a entrega do livro e momento de autógrafos
pelos alunos, e um lanche coletivo disponibilizados pelas estagiárias.
V AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo da execução do Projeto, a
partir de observações, durante a realização das atividades propostas para os
alunos, verificando se os objetivos propostos estão sendo alcançados.
VII
REFERÊNCIAS
------------------ NOVA ESCOLA.
São Paulo: Ed.Abril, - mensal
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