boneca

boneca

Minha primeira vez com primeiro ano.

         Apesar da insegurança inicial, esta sendo com grande alegria o desafio de compartilhar conhecimentos pela primeira vez com uma turminha de 1º ano, são seis alunos todos com seis anos, ansiosos por aprender, estamos buscando significados nesse mundo novo que se abre diante de nós, conhecido como leitura e escrita.
     A EMEF Maria José de Freitas fica na comunidade do Potreiro em General Câmara, enfrenta varias dificuldades e limitações comuns em escolas públicas localizadas na zona rural. Mas seguimos em frente apostando na qualidade do ensino e em dias melhores.




    Nessas fotos, ouvimos a história Clact...Clact...Clact...de Liliana e Michele Iacocca, depois realizamos a atividade colando papéis coloridos em uma folha  A3 formando figuras conforme a história. 


      
       Esses foram nossos ninhos de Páscoa, confeccionados com muito carinho para esperar o coelhinho.







        Apresentação conjunta da escola na Semana do Município.




        Estou bastante preocupada com o significado de leitura e escrita nos meus alunos, eles não trazem de casa esse hábito, e eu vou ter que encantá-los para esse assunto, estou disposta a encarar o desafio, apesar da pontinha de insegurança. Fizemos alguns trabalhos de releitura que pretendo intensificar a partir de agora, inclusive já propus a eles a construção de um livrinho somente com histórias reescritas por nós.


           O livrinho ficou ótimo e foi divulgado na Feira do Livro Municipal.

CONTOS
E
RECONTOS.

EMEF MARIA JOSÉ DE FREITAS

CARLOS HENRIQUE DA SILVA QUADROS
ERICK OLIVEIRA DA ROSA
GISELE DE AZEVEDO TEIXEIRA
GRAZIELI BITTENCOURT VAZ
KAUÃ GEOVANE DE AZEVEDO
LUIZ EDUARDO QUADROS VIANA

CONTOS E RECONTOS

Este livro foi construído com a orientação da Professora Fátima Simone do Amaral Duarte, como atividade do projeto Significando Leitura e Escrita.


General Câmara
2011















“Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser."
Magda Soares
Sumário


A Festa no Céu----------------------------------

Branca de Neve---------------------------------

Chapeuzinho Vermelho------------------------

Cinderela a Gata Borralheira--------------------

Dom Quixote--------------------------------------

Feito Bicho----------------------------------------

O Telefone-----------------------------------------

Rapunzel------------------------------------------------

INTRODUÇÃO.

      Durante o período de sondagem observei o quanto o mundo da leitura e da escrita estava distante da realidade dos meus alunos, apenas um aluno da turma composta por seis alunos, tinha livros de histórias infantis em casa e a mãe tinha o hábito de ler para ele e a irmã. Nos outros casos ou a mãe nem sabia ler, ou a família não utilizava o código de escrita em sua rotina, nem mesmo com pequenos bilhetes eles tinham convívio.
      Para que o sujeito no caso a criança encontre significado para leitura e escrita ele precisa entender e ter consciência que alguém que vá ler compreenda o que está escrito, assim como deverá conseguir interpretar o que lê, sendo um texto, um sinal ou simplesmente uma palavra, que pode estar dizendo muita coisa, a ausência dessa habilidade é denominada de analfabetismo funcional.
       Eu acreditava que meus alunos só alcançariam o estágio de letrados, convivendo com o código de escrita e valorizando o mesmo.
       Após minha admiração inicial, comecei a buscar atividades que significassem o uso da leitura e escrita para essas crianças, partindo do principio que eles só aprenderiam se entendesse o quanto isso é importante para eles.
        Dessa forma surgiu esse livro, e o conteúdo que esta nele, espero que apreciem.

Prof.ª Simone.

A Festa no Céu.
      Vai ter uma festa no céu, todos os animais que voam foram convidados, mas o sapo não sabe voar e queria muito ir à festa.
      Ele pulou dentro da viola do urubu, e pegou uma carona, lá no céu ele saiu da viola quando o urubu se distraiu, ele aproveitou a festa, mas ninguém quis dançar com ele, pois não sabia voar, cansado ele dormiu na rede com a pomba, quando acordou encontrou a viola em um canto, entrou dentro.
    O urubu pegou a viola para voltar e achou muito pesada, olhou dentro e viu o sapo, depois sacudiu, e o sapo caiu e se esborrachou todo, na água e saiu nadando. Levou um susto e aprendeu a lição “não ir onde não for convidado”.
Branca de Neve.
     A rainha estava bordando e picou o dedo com a agulha, saiu sangue, queria ter uma filha, de pele branca, lábios vermelhos e cabelos pretos, após a princesa nascer a rainha morreu.
      O rei casou-se de novo com a madrasta má, que era muito vaidosa, mandou matar a Branca de Neve que fugiu pra floresta e chorou, dormiu lá e foi pra casa dos anões, comeu comida, pão, usou o guardanapo, bebeu o vinho da taça, usou a cadeira do anão e dormiu na cama deles. Ficou morando com eles.
      A bruxa trazia coisas pra ela desmaiar, pentes envenenados, joias e uma maçã que ela comeu e caiu no chão, os anões chegaram e a viram no chão.
      O príncipe beijou a boca da princesa e ela acordou, se casou com o príncipe ficou feliz para sempre com os anões sempre em volta deles.


Chapeuzinho Vermelho.
           A vovó estava doente e a Chapeuzinho Vermelho ia levar um bolo para a casa dela, a mãe a mandou ir pelo caminho da ponte, ela foi cantando uma música, o lobo apareceu e disse pra ela ir pela floresta, o lobo chegou primeiro e comeu a vovó inteira, a Chapeuzinho Vermelho bateu na porta e ele tentou comer ela, o caçador chegou, matou o lobo, abriu a barriga dele pra tirar a velhinha e a Chapeuzinho Vermelho, ele encheu a barriga do lobo de pedras, costurou a barriga, quando o lobo acordou foi beber agua no rio, afundou e morreu afogado, a vovó abraçou a Chapeuzinho Vermelho e elas ficaram felizes para sempre.
Cinderela a Gata Borralheira.
 
   Cinderela era uma menina de seis anos. A mãe morreu e o pai se casou com uma madrasta má, que tinha duas filhas, e botava a Cinderela para trabalhar, ela se vestia com roupas velhas e estava sempre no borralho, por isso começaram a chama-la de Gata Borralheira.
   O rei fez um baile para o príncipe escolher uma noiva, as pombas deram um vestido vermelho e um sapato para ela ir ao baile, lá ela conheceu o príncipe e eles dançaram até tarde, quando ela fugiu perdeu o sapato na escada, que tinha graxa preta.
    O príncipe pegou o sapatinho e foi atrás da dona, as irmãs tentaram enganar ele se fazendo de donas do sapato, as pombas avisaram o príncipe, ele foi à casa da Gata Borralheira e experimentou nela o sapato que serviu, eles se casaram e ficaram felizes para sempre, na festa do casamento as pombas fizeram cocô na cabeça da madrasta e das irmãs malvadas.

Dom Quixote.

   Era um fidalgo, que só ficava lendo livros de cavalaria, e ficou louco, resolveu sair pelo mundo como cavaleiro andante, convenceu o lavrador Sancho Pança a ser seu escudeiro e como inspiração tinha a sua amada Dulcinéia Del Toboso.
     Botou sua ferradura velha e foi à procura de diversão, imaginava as pessoas, gigantes e castelos, todos percebiam que estava fora do juízo, se deu mal em todas as aventuras até que o padre e o barbeiro foram busca-lo para casa.
     Ele passou a viver ali e ficou famoso, por ser o cavaleiro que confundia sonho, ideal e realidade.
O Telefone.

           A Bruxinha esta dormindo no sofá, o gatinho esta olhando a varinha mágica, ele teve uma ideia, pega a varinha e faz uma mágica, transforma o telefone em um sanduíche e o vaso com flor em um refrí, comeu e se deliciou, o telefone tocou na barriga dele, acordando a bruxinha.








Feito Bicho.
Gabriela esta...
...pulando da cama feito gato;
...bebendo leite de canudinho, feito elefante;
...indo a escola de mochila, feito tartaruga;
...curtindo sol na praia, feito lagarta;
...brincando na lama, feito porco;
...tomando banho, feito uma cutia;
...com sono, feito o bicho preguiça;
...deitando em baixo das cobertas feito tatu na toca.





Rapunzel
     Era uma vez um casal esperando sua filha, o marido foi buscar rabanetes pra sua esposa e a bruxa apareceu, assustou ele e pegou a filha saiu voando na vassoura, e a colocou em uma torre bem alta, sem portas.
      Um príncipe que passava por ali, ouviu a Rapunzel cantando, foi até lá, subiu pelas tranças da moça, os dois se conheceram, se encontravam todos os dias, a bruxa descobriu, fingiu ser a Rapunzel e quando o príncipe subiu pelas tranças ela o derrubou em um espinheiro, ele ficou cego.
       Passou um tempo, ele gritou em uma janela, Rapunzel estava lá, e o reconheceu, ela chorou de tristeza e pingaram lágrimas em seus olhos, que voltou a enxergar, o príncipe levou Rapunzel para o palácio a cavalo e ficaram felizes para sempre.







FIM